terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ideal espírita


Redação

Todas as nossas reencarnações pregressas nos preparam para a que estamos vivenciando agora.
Trata-se de uma reencarnação-chave, em nossa trajetória evolutiva.
Estamos mais preparados, até pelo muito sofrer, para tomar, como roteiro de nossas vidas, o conjunto dos ensinamentos de Jesus, hoje compreendidos à luz da Doutrina Espírita.
O ideal espírita atende às nossas necessidades mais íntimas de aprendizado e nos aponta o caminho a seguir, tanto em termos de busca do autoconhecimento como de aprimoramento espiritual e moral, no campo da reforma íntima.
A autoridade da Doutrina Espírita, fruto da universalidade dos ensinos dos Espíritos, satisfaz as exigências da nossa razão e sensibiliza o nosso coração, ansioso por alcançar padrões mais elevados, na qualidade dos sentimentos.
Com base nos alicerces da Terceira Revelação, o ideal espírita nos conclama a mais e melhor policiarmos a nossa mente, na emissão dos pensamentos, para que sejam positivos e construtivos.
Abarcando, pela lógica, as experiências do passado e, conhecendo o que vislumbra a vida futura, o ideal espírita nos ajuda a fazer o melhor uso possível do presente, dádiva celeste para o nosso desenvolvimento espiritual.
O ideal espírita nos conscientiza de que a reencarnação não tem um fim em si mesma, mas representa meio de progresso, um elo entre as existências já vivenciadas e as que virão.
É provável que já tenhamos vivido em outros planetas e que outros venhamos a habitar, pois há muitas moradas na casa do Pai. Entretanto, a existência presente representa momento fundamental para o exercício de desapego ao materialismo, sacrificando o egoísmo e o orgulho, na busca de virtudes ainda não alcançadas.
O advento do Espírito de Verdade, ou seja, a codificação da Doutrina Espírita por Allan Kardec, tem essa finalidade: de maneira voluntária e consciente, sermos perseverantes no cultivo do ideal espírita.
Se nosso espírito alcançou patamares de inteligência que nos permitem compreender a grandeza e a importância da Doutrina Espírita para o progresso da Humanidade, urge envidar esforços, no sentido de buscar a simplicidade e a pureza de coração.
Os princípios filosóficos do Espiritismo nos esclarecem; a ciência espírita nos ajuda a conduzir, com equilíbrio, a interação entre os dois planos da vida; a fé espírita nos faz crer no poder da oração, com vistas a nos fortalecermos, para cumprirmos todos os deveres da presente programação reencarnatória.
O ideal espírita nos conduz à prática da caridade, em todos os seus matizes, tanto a material como a moral, na família e fora dela.
Faz-nos compreender a lei de ação e reação, a bondade e a justiça de Deus.
Faz-nos entender que Jesus é o modelo maior a ser seguido.
Conscientiza-nos de que é importante zelar pelo lado material do nosso ser, mas que não podemos nem devemos olvidar o espiritual.
O ideal espírita nos esclarece que pelas obras é que se reconhece o cristão – obras de caridade e amor.
Ajuda-nos a carregar nossa cruz, sem murmurar, por saber que expiações e provas fazem parte do contexto evolutivo em que nos encontramos.
O ideal espírita nos faz perseverar na tarefa, por mais árdua que ela seja.

Nenhum comentário: