sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hervé Cordovil encontra Noel Rosa em Centro espírita

Em 12 de outubro passado, em programa especial para homenagear o centenário de Noel Rosa (1910-1937), o cantor Rolando Boldrin, apresentador do Sr. Brasil (TV Cultura), comentou sobre o samba Vila Isabel no espaço, musicado pelo maestro Hervé Cordovil (1914-1979). A canção fez muito sucesso na época de sua gravação, em 1964, na voz da cantora Vera Maria.

Bondrin revelou que Hervé lhe contara que certo dia estava passando por um centro espírita e sentiu uma imensa vontade de entrar. Durante a reunião, um médium anunciou que o cantor e compositor Noel Rosa estava lhe dizendo que havia um amigo dele ali presente. Solicitaram que ele então se apresentasse. Hervé ficou quieto, achou que não era com ele. Numa segunda vez, passando pelo local, sentindo-se novamente atraído, entrou no centro e escutou a mesma história. O maestro não resistiu e, enfim, se apresentou, inseguro, como parceiro de Noel em algumas canções, quando este ainda estava encarnado.

Foi assim que ao amigo foi dada, então, uma letra de música, psicografada, de autoria do Espírito Noel Rosa. Como afirmou Boldrin “a letra faz realmente muito sentido”, mesmo porque há uma inconfundível relação com seu famoso samba Feitiço da Vila.

Entre os sucessos de Hervé Cordovil, destacam-se Meu pé de manacá,Vida do viajante,Sabiá lá na gaiola, as versões Biquíni de bolinha amarelinha e Rua Augusta. Mas genuína parceria (letra da espiritualidade e música da Terra) ficou também registrada na história de sua discografia – Vila Isabel no Espaço / música, Hervé Cordovil/ letra (psicografada) Noel Rosa”.



Eis a letra:

Minha “Vila” agora é outra

Muito longe da “Isabel”

Meu papel agora é doutra

Qualidade do papel

Que representei na Terra,

Andando de deu em deu,

Alma voltada pro samba,

Nada voltado pro céu!...

Se eu fizesse agora, um samba

Ia ter mais harmonia

Não teria gente bamba,

Não teria valentia,

Pois valente, nesta vila,

É aquele que perdoa,

Que padece e não estrila,

Não é rei nem quer coroa...

Se eu fizesse agora um hino...

Ah! Se um hino eu compusesse...

Começaria com sino,

Terminaria com prece,

Prece serena, tranquila...

E teria este pedaço:

“ Faça, Senhor, lá da Vila

A Vila Isabel do Espaço!”

Nenhum comentário: