segunda-feira, 25 de abril de 2011

Convite

Editorial

Em 1864, o Espírito de Verdade, prefaciando “O Evangelho segundo o Espiritismo”, convida os homens, nós encarnados, para nos harmonizarmos com os emissários do Alto e, também entre nós, para participarmos do movimento de regeneração do nosso mundo e da nossa humanidade.
Esse convite não se circunscreve àquele momento em que, por via mediúnica, essa instrução foi transmitida.

Permanece nos dias atuais e, na afirmação de Kardec, essa mensagem resume o caráter do Espiritismo e a finalidade do livro acima referido, com estas palavras:

– Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos:

– Eu vos digo em verdade que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos;

– Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto;

– Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo;

– Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos também uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus.

O convite, no agora, abrange tanto o nosso mundo interior quanto o exercício da caridade em relação ao próximo.

O primeiro caso, o esforço do autoconhecimento para colocar em ação o processo de reforma íntima;

O segundo, habituarmo-nos à prática do bem em favor de todos que nos cercam, encarnados e desencarnados, em tudo que estiver ao nosso alcance, pelo pensamento, pelas palavras, pelas atitudes.

No plano mental, os dois planos da vida estão permanentemente permutando energias e formas-pensamento.

O convite do Espírito de Verdade é no sentido de que, com disciplina, empenho e dedicação, nos habituemos a realizar esse intercâmbio numa faixa de alta frequência vibratória, que é a dos Benfeitores Espirituais.

Há Espíritos interessados em que a Nova Era não se instale no nosso orbe, buscando semear a desunião e a discórdia.

Urge evitar cair nesse padrão de sintonia. Em havendo uma escorregadela, buscar logo o reerguimento, para que problemas maiores não aconteçam.

Todo período de transição é difícil, reclamando prudência e vigilância.
Procurar desenvolver, no momento que passa, os valores do coração, alicerçados nos bons sentimentos, é o nosso grande desafio.

Escolher entre o joio e o trigo, a cada momento, é fundamental.

Jesus está no comando dessa grande movimentação que existe em nosso orbe, na direção de um progresso maior, espiritual e moral.

Somos convidados a participar dela, de maneira voluntária, consciente e duradoura.

Nossa programação reencarnatória, não por acaso, e, para aceitação do convite e seu cumprimento, levou-nos a conhecer a Doutrina Espírita e a desenvolver a fé raciocinada em nossos âmagos, com elevada autoestima, sempre.

Nenhum comentário: