quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Espiritismo aceita a diversidade por ter visão moderna do mundo, diz autor

29/10/2014 - 11h29

da Livraria da Folha




Divulgação
Alexandre Caldini Neto nasceu em Sorocaba (SP) em 1962. Em 2013 publicou "A Morte na Visão do Espiritismo", pela Belaletra.
Alexandre Caldini Neto, autor do livro "Espiritismo"





Com um século e meio de existência, o Espiritismo nasceu em uma época de transformações. A esperança nos recursos da ciência, a crescente urbanização e o aumento da mobilidade e da comunicação afetaram os costumes, mudanças que aceleraram ao longo do século 20.
"Pelo modo que o espiritismo foi elaborado", disse Alexandre Caldini, autor de "Espiritismo", em entrevista à Livraria da Folha, "ele tem uma visão de mundo muito mais aberta, muito mais eclética, muito mais holística". Ouça.
Para os espíritas, o corpo é apenas uma casca, um invólucro passageiro, um veículo útil no desenvolvimento das virtudes da verdadeira vida do espírito. Por isso, a maneira como nos vestimos, a cor de nossa pele ou a opção sexual têm pouca relevância: são elementos transitórios, o importante é eterno.
Apesar de o espírito ser assexuado e a cada encarnação assumir um gênero, para os que acreditam, alguns comportamentos se repetem em diferentes encarnações independentemente do corpo em que a alma habita. Quando alguém diz que é uma mulher presa em um corpo masculino, por exemplo, o espirita compreende de uma forma diferente de outros religiosos.
Segundo essa crença, também é possível que homofóbicos tenham que passar por amores homoeróticos para superar preconceitos –literalmente, sentir na pele o que o outro sente.
Desde que a alma é imortal, não será prudente viver visando à eternidade?
"O Evangelho Segundo o Espiritismo"
Nascido em 1804, Hippolite-Leon Denizard Rivail, francês que entrou para a história como Allan Kardec, homem letrado e interessado pela filosofia platônica, buscava uma razão para fenômenos como os que ocorriam em Nova York, manifestações inexplicáveis ouvidas por membros da família Fox e por outras testemunhas.
Divulgação
Muitas vivências diferentes para uma única vida do espírito imortal
Muitas vivências diferentes para uma única vida do espírito imortal
"Espiritismo" é uma reedição, atualizada e revisada, de um texto lançado pela revista "Superinteressante", da editora Abril.
O livro faz parte de uma coleção publicada pela Bella Editora. A cada volume, um praticante e estudioso da religião apresenta para leigos em que acreditam e como veem o mundo.
Além de "Espiritismo", escrito por Caldini, foram publicados"Budismo", do jornalista, historiador e advogado Heródoto Barbeiro, e "Islamismo", do iraquiano Taleb Hussein al-Khazraji, os três primeiros volumes da série.
Espírita há quase 30 anos, Caldini também é autor de "A Morte na Visão do Espiritismo", um livro sobre como lidar com o luto e manter a esperança.
*
ESPIRITISMO
AUTOR Alexandre Caldini Neto
EDITORA Belaletra Editora
QUANTO R$ 21,00 (preço promocional*)
Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/10/1539537-espiritismo-aceita-a-diversidade-por-ter-visao-moderna-do-mundo-diz-autor.shtml

Nenhum comentário: