sábado, 7 de março de 2009

Violência Emocional

Para o dia Internacional da mulher, abordaremos o tema violencia tão visto no mundo, onde milhares de mulheres não so aqui no Brasil mas em grande parte do mundo sofre violencia, seja ela sexual, psiquica, etc.

Assim como vemos também crianças e idosos sendo maltratados, por isso resolvi por este post, com a finalidade de ajudar e esclarecer muitas mulheres que sejam mães, solteiras, avós etc, maltratar a mulher seja ela idosa ou criança é crime e também não deixa de ser preconceito.

Leiam a matéria abaixo.

--------------------------------------------------------------------------------------------

A violência emocional é talvez a mais cruel forma de destruição do outro, considerando-se que através de atos, palavras e omissões se move o mundo: tudo é energia, e com as palavras, dotadas de significantes e significados, isto é fundamental que se observe.

Talvez ainda pouco observada, a violência emocional é, contudo, cruel, por deixar marcas em locais que poucos podem ver, mas especialistas podem observar: a mente, o cérebro, a vida da pessoa, a própria pessoa em si, ser dimensional e amplo, o inconsciente, o sou onde não penso ser.

E lá estão todas as marcas, todas as cicatrizes, que na grande maioria dos casos só paulatinas e bem direcionadas regressões e progressões de memórias conseguem equilibrar, cicatrizar, remover através de cirurgias psíquicas.

O caso é tão sério, das vidas e/ou vivências passadas, que aí não se inclui a priori investigação científica e/ou estatística sobre a veracidade deste ou daquele fato narrado: como na Psicanálise, no inconsciente, o cidadão é aquilo que ele pensa ser, ou que não pensa, mas vai descobrindo.

E o que pode ser ou vir a ser uma vítima de violência emocional e psicológica?

Muito além do jardim do corpo, formado por caule, pétalas e espinhos - a exemplo do que escrevi certa vez(A Rosa é Você) - a violência emocional age sobre o ser maior do cidadão, o seu espírito, a sua alma, que dão vida ao cérebro, ao corpo físico e períspirito, corpo espiritual, cópia do físico mas com condições de ser modificado pelo própria pessoa, pelo espírito, pelo que se poderia chamar de cérebro espiritual.

É na violência espiritual que a violência é maior, por subverter as condições de defesa da pessoa uma vez que violentada, ela entra em uma espécie de "hipnose", de certa dominação pelo outro que a faz esquecer de si, da sua auto-estima, do que realmente é.

Inclusive isto ocorre muitas vezes em casos de sequestro e de violência pessoal doméstica e de trabalho, inclusive de pais para filhos, de filhos para pais, de "chefes" para subordinados.

No caso das crianças e dos idosos a violência é ainda mais grave: os primeiros porque estão em formação; os segundos porque estão em reta final do corpo físico, que inclui também a mente e o corpo espiritual, períspirito, só renováveis na volta a segunda dimensão, espiritual, considerando-se que estamos aqui e agora, sendo esta talvez, portanto, a primeira.

Digo talvez porque houve um longo tempo no qual vivi mais na dimensão espiritual, precisando de algumas regressões e análises para entender que estou aqui e agora, e nesta dimensão devo procurar interagir um pouco e observar as suas leis, regras, ações, pessoas, tentando falar um pouco a linguagem que elas entendem.

O que são as pessoas? É certo que isto é uma longa viagem. Mas é certo que tenho que parar aqui e agora para dizer que não podemos tentar destruir pessoas, por conta das nossas agressividades e impulsos reprimidos, numa linguagem mais ampla para que melhor me faça entender.

Muitos, contudo, mesmo sem conseguir ser o que desejam no inconsciente, não se valem de tentativas desleais, "de má fé", como consegui ouvir certa vez, para atingir o outro. Muitos que vi, que não desejaram ou não quiseram atender aos seus mais íntimos desejos, revelaram-se contudo pessoas nobres, dignas, cidadãs, tratando o outro com a melhor das intenções, e respeitando em si e no outro, na sociedade, nas comunidades, os seus limites.

Este é de fato um grande artigo, uma grande viagem, que talvez dê para resumir e estruturar melhor um pouco, depois, mas me despeço temporariamente dizendo: a violência emocional é terrível, talvez a maior de todas, por abrir bases seguras de indefensibilidade para outras, notáveis.

Consequências da Violência

" - Físicas: lesões abdominais, torácicas, contusões, edemas e hematomas, síndrome de dor crônica, invalidez, fibromialgias, fraturas, distúrbios gastrintestinais, cefaléias, dor abdominal, síndrome de intestino irritável, queimaduras, lacerações e escoriações, dano ocular, funcionamento físico reduzido, fadiga crônica, mudanças bruscas de peso.


- Sexuais e reprodutivas: distúrbios ginecológicos, fluxo vaginal persistente, sangramento genital, infertilidade, doença inflamatória pélvica crônica, complicações na gravidez, aborto espontâneo, disfunção sexual, doenças sexualmente transmissíveis, inclusive HIV/AIDS, aborto sem segurança, gravidez indesejada, retardo no desenvolvimento intra-uterino, morte fetal e materna.


- Psicológicas e comportamentais: abuso de álcool e drogas, depressão, ansiedade, distúrbios da alimentação e do sono, sentimentos de vergonha e culpa, fobias e síndrome de pânico, inatividade física, baixa auto-estima, distúrbios de estresse pós-traumático, tabagismo, comportamentos suicidas e autoflagelo, comportamento sexual inseguro.

A violência contra a mulher, especialmente por parte de seu parceiro, é uma carga que se apresenta para os serviços de saúde em função dos custos que gera.

Esta violência não só causa danos físicos e psicológicos às mulheres, mas também, implica riscos para seus filhos.

Presenciando a violência dentro da família, incrementa-se nas crianças as probabilidades de sofrer depressão, ansiedade, transtornos de conduta e atrasos no seu desenvolvimento cognitivo.

Além do mais, aumenta o risco de se converterem, por sua vez, em vítimas de maltrato ou futuros agressores", enumeram Letícia Casique Casique e Antonia Regina Ferreira Furegato em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692006000600018&lng=pt&nrm=&tlng=pt .

É esta a mensagem que posso dar hoje, e espero seja útil a muitos cidadãos: homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas em busca de si mesmas e de um mundo melhor.

Infelizmente, denunciar é preciso!

Yara Belchior



Nenhum comentário: