domingo, 12 de abril de 2009

JOÃO BATISTA, O PRECURSOR

JOÃO BATISTA, O PRECURSOR

João Batista nasceu seis meses antes de Jesus. Era filho de Zacarias, sacerdote "da classe de Abias" (Lucas, 1: 5), um dos 24 que serviam no Templo de Jerusalém, e de Isabel, uma das "filhas de Arão" (Lucas, 1: 5). Era parente próximo de Maria de Nazaré.

Certo dia, enquanto Zacarias fazia as oferendas no Templo, foi saudado por Gabriel (Espírito) - o mesmo que anunciou a Maria o nascimento de Jesus - o qual disse que o casal teria um filho, ao qual seria dado o nome de João e que viria "preparar ao Senhor um povo bem disposto" (Lucas, 1: 17).

Zacarias não acreditou no anúncio do Espírito, por duas razões: Isabel era estéril e os dois já estavam avançados em idade. As Escrituras dizem que como castigo, Zacarias ficou mudo até a criança nascer. Mas, convenhamos, foi uma determinação providencial da Espiritualidade, afinal, se ele duvidou da comunicação, por certo que não teria uma atitude conveniente diante do fato.

O nome dele não era João Batista. Ele ficou conhecido como João, o Batista, porque batizava nas águas do Rio Jordão. Interessante notar que os judeus não tinham sobrenome. O menino era chamado "filho de fulano" (ben, em hebraico e bar, em aramaico). Exemplo: Yesua ben José; ou Yesua bar José, ou seja, Jesus filho de José. No caso de João: Yochanan (João) ben Zacarias; ou João bar Zacarias, isto é: João Filho de Zacarias.

Quando seus pais morreram, João passou a viver em um santuário essênio, tendo se iniciado em seus ensinamentos, mas os Manuscritos de Qumrã não se referem a ele. Jesus disse que Ele foi o profeta Elias, em vida anterior ("E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça") - Mateus, 11: 14 e 15; ("E os seus discípulos o interrogaram, dizendo:

Porque dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas. Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Então compreenderam os discípulos que lhes falara de João, o Batista") - Mateus, 17: 10 a 13.

João Batista pregava às margens do Rio Jordão, em Betânia, alertando para a vinda próxima do Messias e insistindo no refazimento espiritual, endireitando os caminhos morais e aprimorando os impulsos mentais com humildade e paciência.

Seu batismo tinha o significado de um compromisso de mudança interior - reforma íntima, mas esclarecia que batizava com água para o arrependimento, e observava: (" ... vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcatas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito santo, e com fogo") - Mateus, 3: 11; Lucas, 3: 16.

O batismo do Espírito - o batismo com fogo, que deve-se buscar incessantemente, é o que devemos ministrar aos nossos filhos e entes queridos, através da evangelização, à proporção que eles forem atingindo a idade que lhe permita assimilar os ensinamentos de Jesus em espírito e verdade.

Emmanuel, na resposta à questão 298 do livro O Consolador (FEB), psicografado por Francisco Cândido Xavier, esclarece: "Os espiritistas sinceros, na sagrada missão de paternidade, devem compreender que o batismo, aludido no Evangelho, é o da invocação das bênnçãos divinas para quantos a eles se reúnem no instituto santificado da família".

Altamirando Carneiro - Jornal O semeador

4 comentários:

Rafael disse...

Muito obrigado por este texto maravilhoso. Que Jesus esteja convosco sempre!

Anônimo disse...

agradeço de espirito para espirito , essa informações magnificas e bem relacionadas , para meu aprimoramento intelectual e assim sendo moral.!!

Unknown disse...

alexandre vieira lessa: agradece: muita paz

Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa disse...

Prezado confrade Altamirando:
Li com muita atenção o seu precioso texto sobre o venerando João Batista.
Peço licença para divulgá-lo para os nossos confrades espíritas da Sociedade Espírita que frequento.
Fraternalmente.
Euy