quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ler Matéria - Revista RIE ( Revista O Clarim)

Seareiros do bem
Redação

Vez por outra é útil uma pequena pausa com vistas a fixar nossas diretrizes para o futuro e refletir sobre o passado.
Felizmente podemos estar hoje irmanados num trabalho renovador e construtivo ombreando com benfeitores espirituais.
Nossos caminhos cruzaram-se nesta jornada porque um dia tivemos a oportunidade de escolher o caminho do bem, exercitando o livre-arbítrio de maneira um pouco mais amadurecida.
Os mentores espirituais que nos amam gratificam-se por isso, guardando a expectativa de nossa perseverança na trajetória atual, podendo, assim, atenuar incontáveis equívocos do passado.
Todos os seareiros do bem têm a oportunidade de, na presente existência, continuar lutando pela reforma íntima e melhoria incondicional do âmago tão conturbado no pretérito, mas agora engajado no propósito de progresso espiritual e moral.
No sentido amplo todos somos médiuns interagindo com os dois planos da vida, podendo ajudar a terceiros, encarnados e desencarnados, mesmo não tendo alcançado elevados patamares evolutivos.
A vigilância frente à imperfeição que ainda nos permeia o íntimo deve merecer o maior cuidado de nossa parte, objetivando retificação cotidiana, contínua.
O trabalho que realizamos agora serve efetivamente de reparação a débitos de outrora, mas a luta contra as más tendência é que conduz à depuração gradativa do imo da alma.
Trata-se de tarefa dupla: quitar dívidas e progredir espiritualmente, promovendo a regeneração dos sentimentos.
As atividades idealistas que hoje desenvolvemos não representam mero exercício de satisfação pessoal.
Trata-se de ação caritativa que não deve trazer renda alguma ou benefício para o seu detentor, seja material ou mesmo em relação à imagem, não devendo mover ninguém a uma posição de superioridade ante os demais. Em outras palavras: não pode servir de instrumento de vaidade, ambição, poder ou cobiça.
É tempo de evitar o mau exercício da fé. Seareiros do bem precisam exemplificar nesse sentido.
Os benfeitores espirituais ficam felizes de estarem ao nosso lado quando a participação no trabalho é ativa e o esforço na busca da reforma íntima é sincero.
Estudar, divulgar e praticar os ensinamentos de Jesus, hoje compreendidos à luz da Doutrina Espírita, é fundamental, procurando estreitar nossos laços com os benfeitores espirituais que nos orientam, sustentam e amparam na tarefa.
Nossa programação, a nível ideal, está traçada e a realização e amplitude da tarefa requer atenção e zelo, responsabilidade e disciplina.
O êxito do empreendimento que nos envolve está vinculado tanto ao livre-arbítrio quanto ao processo de reforma íntima.
O mau uso do livre-arbítrio pode afastar o seareiro do bem, da sua meta, e a ausência da reforma íntima também.
Não basta, assim, a intenção e a vontade de realizar a tarefa. É preciso determinação para realizá-la de fato.
Estejamos alertas com os passos equivocados na atualidade para não repetirmos erros do passado nem comprometermos os trabalhos do presente e do futuro.
Evitemos problemas que interfiram na consecução dos objetivos precípuos da nossa programação reencarnatória.
Continuemos firmes, motivados, otimistas, na nossa tarefa na Seara do Bem.

Nenhum comentário: