terça-feira, 20 de julho de 2010

Ler Matéria - Revista RIE

Prática do bem
Redação

Todo ensinamento de Jesus busca nos incentivar a seguir o caminho do bem.
A Doutrina Espírita, com seu tríplice aspecto, revivendo o Cristianismo na sua pureza, também.
No aspecto científico, o Espiritismo, como ciência de observação, explica os fenômenos mediúnicos, demonstrando que eles resultam da interação que existe entre os dois planos da vida, envolvendo encarnados e desencarnados.
Esclarece que os Espíritos mais não são do que os encarnados que, finda a existência corpórea, retornam ao mundo espiritual.
Com isso, enfatiza a sobrevivência da alma, a imortalidade, fornecendo elementos para o cultivo do bem, com fé raciocinada.
No aspecto filosófico, a Terceira Revelação responde aos porquês indagados pelo homem.
Ensina a lei da reencarnação, que propicia ao Espírito os meios de desenvolver, gradativamente, o potencial que lhe foi conferido por Deus, nosso Pai Maior, ao criá-lo.
Mostra o livre-arbítrio como faculdade que cada um tem para escolher entre o bem e o mal, em todas as suas formas de manifestação, com as pertinentes consequências, face à lei de causa e efeito, ação e reação, semeadura e colheita.
Demonstra a justiça divina, frente aos quadros de provas e expiações, esclarecendo que o acaso não existe, que tudo tem uma razão superior de ser, sempre visando nosso progresso espiritual.
No seu aspecto religioso, motiva-nos a seguir o caminho do bem, de maneira voluntária e consciente.
A ter a certeza de que nunca estamos desamparados em nossos desafios frente às dificuldades naturais da jornada terrena.
Levantando o véu, mostrando como é a vida do lado de lá, qual o estado de espírito dos desencarnados, resultante do modo de vida que tiveram no plano físico, a Doutrina Espírita conclama-nos à prática do bem, como sendo o único caminho para a conquista da verdadeira felicidade.
Esclarecendo sobre a natureza e as propriedades dos fluidos e acerca da ação dos pensamentos sobre eles, o Espiritismo estimula o ser humano à prática do bem, demonstrando que, conduzindo para o bem seus pensamentos e ações é, em verdade, o maior beneficiado, pelos reflexos positivos em seu psiquismo, estado emocional e organização perispirítica.
Estimulando a criatura a afastar-se de posturas materialistas negativas, a Terceira Revelação ajuda-a a sublimar seus sentimentos, porque, fortalecendo sua fé, faculta-lhe aumentar a força de vontade na direção do bem.
Com explicações lógicas para a existência dos problemas humanos, inclusive as expiações coletivas, que se multiplicam na atualidade de várias maneiras, a Doutrina Espírita vacina contra a não resignação, diante dos desígnios divinos.
Colocando como certa a perfectibilidade de nossos espíritos, o Espiritismo incentiva-nos a perseverar, continuamente, na prática do bem, essência do processo de reforma íntima, por representar esforço no exercício do cultivo de hábitos melhores.
A orientação da Terceira Revelação, na prática do bem, conduz as pessoas a colocarem suas mediunidades à disposição do bem maior, de maneira desprendida.
Resumindo, e lembrando Kardec, é fé raciocinada aquela capaz de enfrentar a razão face a face em todas as épocas da humanidade; nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei; fora da caridade não há salvação, ou seja, sem a prática do bem por excelência, o ser humano estaciona no seu desenvolvimento moral.

Nenhum comentário: