quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prático e prática

Prático e prática
Redação

O Espiritismo prático representa a base científica da Doutrina Espírita, apoiada na mediunidade.
É a interação entre os dois planos da vida, demonstrando a sobrevivência da alma, a realidade do mundo espiritual.
Ciência de observação, o Espiritismo constata, analisa, explica os fenômenos mediúnicos.
Orienta os médiuns, esclarece o mecanismo das comunicações, prepara os que se dedicam ao exercício do bem através das atividades medianímicas.
Importante o estudo sério do assunto aos que se dedicam a esse mister, como coloca Kardec na Introdução de “O Livro dos Médiuns”, obra que ampliou uma “Instrução Prática”, que havia escrito anteriormente.
O bom entendimento do norte dado pelo Codificador leva os que se ocupam dos trabalhos práticos como se costuma dizer, ao desinteresse pessoal, à modéstia e ao devotamento.
A prática do Espiritismo transcende esse lado prático, importante por representar canal entre os dois mundos, mas não único.
Da observação científica Kardec rumou para o lado filosófico, alicerçado em “O Livro dos Espíritos”, fundamentando a doutrina. É ele, portanto, a parte filosófica da ciência espírita.
A prática vai, ainda, além.
Apoiado na lógica e na razão, o estudioso da Doutrina Espírita sente a necessidade de aprimoramento moral, de fortalecimento da fé, de seguir os ensinamentos de Jesus.
Entende que ela, a Doutrina, é a revivescência do Cristianismo na sua pureza dos primeiros tempos da era cristã e, por isso mesmo, o Consolador prometido pelo Cristo a todos nós.
Dessa forma, compreende que a prática do Espiritismo tem a ver com a evolução do seu espírito, o desenvolvimento do potencial latente em seu ser, o exercício da caridade.
Vê na prática da solidariedade e da fraternidade a maneira ideal e correta de substituir suas imperfeições, gradativamente, por sentimentos elevados, única forma de alcançar sintonia satisfatória com benfeitores espirituais.
A maturidade espiritual alcança cada criatura no curso do tempo, fruto da lei do progresso. Seja pelo entendimento, seja pela dor, o ser humano caminha na direção da felicidade.
As programações reencarnatórias, elaboradas pelas cidades espirituais de luz que acompanham a trajetória de cada um, têm a finalidade de levá-lo gradativamente a estágios mais avançados de experiência, vivência, aprimoramento moral.
Equívocos do passado, muitas vezes seculares, podem ter gerado sofrimentos atrozes. Esse pretérito representa aprendizado, sobre o qual se deve construir um futuro melhor.
A prática do Espiritismo, que significa a prática do bem, é caminho ideal nessa direção.
Que se continue, pois, realizando, o lado prático do Espiritismo, bem conduzindo a potencialidade mediúnica em benefício do próximo, encarnado ou desencarnado; esse trabalho resulta também em lições, livros, mensagens, ideias elevadas, que o Alto busca passar à humanidade dentro de um planejamento superior.
Que se continue, também, realizando a prática do Espiritismo, investindo no autoaprimoramento e no bem geral, na reforma íntima e na prática da caridade, tanto material como moral.
Dessa forma, estar-se-á colaborando com Jesus, de alguma forma, na construção da Nova Era, do Mundo de Regeneração.

Nenhum comentário: