terça-feira, 5 de abril de 2011

Jornal O CLARIM - Importância do estudo

Redação

Pais responsáveis cuidam do estudo de seus filhos, desde cedo, com vistas a se prepararem para a jornada que os aguarda, no curso da existência física presente.
Sabem que, sem estudo, tudo lhes será mais difícil no enfrentamento dos desafios que a jornada reencarnatória apresenta.
Têm consciência de que, mais preparados, seus filhos possuirão maior chance de saírem vencedores dos embates da vida.
Da educação infantil ao estudo fundamental, do ensino médio aos cursos universitários, muitos anos de dedicação ao estudo fazem-se necessários, para que se encontrem satisfatoriamente aptos a desempenharem as funções que almejam na sociedade.
Isso tudo, materialmente falando.
Do ponto de vista espiritual, não é diferente.
Compete aos pais, que têm a incumbência de orientar seus filhos, educá-los, desde cedo, nos ensinamentos da moral cristã.
Se é importante a preparação para o futuro sucesso profissional, igualmente o é o preparo espiritual e moral para bem se conduzir, em todas as áreas que irá desempenhar: já na primeira família (onde convive com seus pais e irmãos, predominantemente), na futura segunda família (onde irá conviver com o cônjuge e filhos, entre outros), na atividade que eleger profissionalmente, em atividades sociais, religiosas, e assim por diante.
Sem a educação moral, a preparação para superar os obstáculos do caminho é incompleta.
Quantos, com acentuada bagagem no campo da instrução, sucumbem diante dos embates morais!
A desonestidade somente será varrida da nossa civilização, através do cultivo da educação que faz homens de bem, tendo como fundamentos os ensinamentos de Jesus.
Na esfera da humanidade, também se dá o mesmo.
Não há quem não tenha uma sensibilidade mediúnica, mais ou menos aflorada.
Desde a simples ação sobre os pensamentos, até os envolvimentos mais complexos, o ser encarnado interage com os Espíritos, muito mais do que se possa imaginar, como orientaram a Kardec seus instrutores espirituais.
Pessoas responsáveis devem investir no estudo da mediunidade, hoje entendida à luz da Doutrina Espírita, para aprenderem a administrar, com maturidade, suas sensibilidades, colocando-as, responsavelmente, a serviço do bem.
É por intermédio do estudo sério, que tem por base O Livro dos Médiuns, que o encarnado pode discernir as sutilezas que existem nos meandros do intercâmbio mediúnico, ostensivo ou não, e se precaver contra os inconvenientes e perigos que a mediunidade pode apresentar, aprendendo a administrar esse delicado lado do seu dia-a- dia.
O estudo da Doutrina Espírita, em geral, e da mediunidade, em particular, a nível ideal, acompanhará o médium, seja qual for a gradação da sua sensibilidade mediúnica, por toda a vida.
As obras de Kardec, entre elas, O Livro dos Médiuns (que completa seus 150 anos, pois foi editado, pela primeira vez, em 1861), devem ocupar lugar especial, na vida do espírita sério e responsável, seja para estudo sistemático, seja para as consultas, que devem ocorrer sempre que alguma dúvida surgir.
No aspecto positivo, a razão move o sentimento, o conhecimento motiva o aprimoramento, o estudo leva a criatura, instruída na direção do bem, a exercitar a solidariedade, a fraternidade, a caridade, o amor, cumprindo a finalidade principal da jornada reencarnatória, no estágio evolutivo em que nos encontramos, que é o contínuo progresso espiritual e moral, desenvolvendo o potencial que o Criador colocou no âmago do nosso ser, ao nos criar.

Nenhum comentário: