segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Victor Hugo, um dos pioneiros do Espiritismo na França



Nascido em 26 de fevereiro do ano de 1802, em Besançon, França, dois anos antes de Allan Kardec, Victor-Marie Hugo foi romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos, de grande atuação política em seu país. Autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial, ele também se notabilizou entre nós, espíritas, pelas obras que escreveu por meio da psicografia.

Foram, ao todo, enquanto encarnado, 22 livros de poesias, 8 romances, 14 peças de teatro, sendo que várias delas não param de ser encenadas, e mais 15 volumes de prosa, ensaios, diários, artigos políticos, entre outros.

Conhecido por seu devotamento às causas sociais, seja por meio de discursos, seja em suas obras literárias, defendeu a paz universal, os direitos das crianças e dos homens, a abolição da pena de morte e o progresso social.

Victor Hugo casou-se com Adèle Foucher e durante a vida teve diversas amantes, sendo a mais famosa a atriz Juliette Drouet, a quem ele dedicou inúmeros poemas.

Durante o Segundo Império, em oposição a Napoleão III, viveu em exílio em Jersey, Guernsey e Bruxelas. Foi um dos poucos a recusar a anistia decidida algum tempo depois.

A morte da sua filha, Leopoldina, afogada por acidente no rio Sena, junto com o marido, fez com que o escritor se deixasse levar por experiências espíritas relatadas na obra "Les Tables Tournantes de Jersey" (As Mesas Moventes de Jersey). 

O encontro com a falecida filha Leopoldina 

Durante seu exílio na ilha Jersey entre 1851 e 1855, Victor Hugo participou de inúmeras sessões espíritas, observando as então emergentes mesas girantes e conseguindo por esse meio entrar em contato com diversos espíritos – entre eles o de sua falecida filha Leopoldina –, obtendo também pelo mesmo processo a confirmação de muitas de suas antigas ideias filosóficas e religiosas. Sobre isso ele escreveu anos depois: "Os seres que povoam o Invisível, e que veem os nossos pensamentos, sabem que há vinte cinco anos me ocupo dos assuntos que a mesa suscita e aprofunda".

Diante de experiências como essas, Victor Hugo se tornou espírita e em 1867 clamou que a ciência deveria dar atenção e seriedade para os fenômenos das mesas: "A mesa girante ou falante foi bastante ridicularizada. Falemos claro. Esta zombaria é injustificável. Substituir o exame pelo menosprezo é cômodo, mas pouco científico. Acreditamos que o dever elementar da Ciência é verificar todos os fenômenos, pois a Ciência, se os ignora, não tem o direito de rir deles. Um sábio que ri do possível está bem perto de ser um idiota. Sejamos reverentes diante do possível, cujo limite ninguém conhece; fiquemos atentos e sérios na presença do extra-humano, de onde viemos e para onde caminhamos".

A crença em Deus foi sempre uma constante em seu pensamento. Para ele, não havia espaço para a fé cega, mas para o exercício do pensamento, da dúvida, da razão. "Deus é o astro de amor brilhando no infinito e visível pelos olhos da alma", afirmava o notável escritor. 

O que Victor Hugo pensava sobre a morte 

Victor Hugo pode ser, assim, considerado com inteira justiça um dos precursores do Espiritismo na França, visto que seu contato inicial com fenômenos mediúnicos ocorreu em 1853, antes mesmo de Allan Kardec, conforme relatado acima.

Apesar de Victor Hugo preocupar-se em não se deixar influenciar por tais experiências, o fato é que a comunicação com os mortos transformou sensivelmente seus valores e, consequentemente, o conteúdo de suas obras.

Em muitas delas, tanto em prosa como em poesia, o escritor manifestou sua forte crença na vida após a morte, como por exemplo no poema À Villequier, de 1854: 

“Eu digo que o túmulo que sobre os mortos se fecha/ Abre o firmamento/ E o que acreditamos aqui em baixo ser o fim/ É o começo.” 

A partir de 1849, Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Em 1870 retornou à França e reatou sua carreira política. Foi eleito primeiro para a Assembleia Nacional e, mais tarde, para o Senado.

Emmanuel Godo, no livro Victor Hugo et Dieu, afirma que o contato do escritor com as mesas girantes trouxe-lhe não somente a certeza da existência como da presença tangível dos Espíritos.

A partir daquela época, o próprio escritor passou a vivenciar fenômenos dentro de sua casa como ruídos, visões e premonições, como comprovam as anotações pessoais de sua agenda, guardada atualmente na Biblioteca Nacional de Paris. 

O que Flammarion disse sobre Victor Hugo 

Morto no dia 22 de maio de 1885, aos 83 anos de idade, de acordo com seu último desejo, o corpo do escritor foi enterrado em um caixão humilde no Panthéon, após ter ficado vários dias exposto sob o Arco do Triunfo à visitação pública.

No seu testamento, o escritor escreveu: "Deixo cinquenta mil francos aos pobres. Desejo ser levado para o cemitério na sua carreta. Recuso a oração de qualquer igreja; peço uma oração a todas as almas. Creio em Deus. Victor Hugo”.

O astrônomo e pesquisador psíquico francês Camille Flammarion escreveu em 1889: "Victor Hugo, alguns anos antes de sua morte, por várias vezes conversou pessoalmente comigo em Paris; ele jamais deixara de acreditar nas manifestações de Espíritos. E esta inquebrantável crença, cujas raízes remontavam às experiências de Jersey, no convívio diuturno com as ‘mesas falantes’ foi, para o gigante da literatura do século XIX, um incentivo para a vida, para o trabalho e para o amor a seus semelhantes".

No final de 2012, o museu Maison de Victor Hugo, que antes foi a casa do escritor, em Paris, abriu uma exposição sobre a influência do Espiritismo em Victor Hugo e na produção artística em geral: "Entrée des médiums, Spiritisme et Art, de Hugo à Breton".

O título "Entrada dos médiuns" vem de um texto do francês André Breton, líder do surrealismo, movimento artístico que teve grande interesse pela mediunidade, principalmente pela psicopictografia.

Sobre o romancista francês, vale a pena ler o livro Victor Hugo Espírita, de Humberto Mariotti, traduzido para o nosso idioma por Wilson Garcia. Eis o link que permite fazer o download da obra:http://bvespirita.com/Victor%20Hugo%20Espirita%20(Humberto%20Mariotti).pdf

- Ana Morais

Fonte: http://www.oconsolador.com.br/ano10/505/especial2.html

Nenhum comentário: